04 December 2005

Campeão ainda não desistiu e ganhou na Madeira

Image Hosted by ImageShack.us

Marítimo 0 - 1 Benfica

Benfica regressa às vitórias ao impor a 1ª. derrota ao Marítimo de Bonamigo

O Benfica que ia num ciclo de seis jogos sem ganhar (quatro para a Liga portuguesa e dois para a Liga dos Campeões) defrontava um Marítimo que na era de Paulo Bonamigo ainda não perdera. As ausencias de jogadores nucleares no Benfica continuam (Simão, Karagounis e Miccoli todos lesionados, mas regressa Petit depois de cumprir um jogo de castigo).

O jogo começa com um Benfica surpreendentemente empreendedor. Aos 2 minutos Luisão atira de cabeça por cima e aos 4 Nuno Gomes bem lançado por Karyaka, descaído pela direita, remata cruzado para defesa (difícil) de Marcos. Só depois dos dez minutos o Marítimo aproxima-se da área do Benfica. OCom o decurso do tempo o jogo equilibra-se, num jogo vibrante, mas quase sem oportunidades nem intervenções dos guarda-redes.

Na 2ª. parte parece quee o Marítimo volta com mais vivacidade, mas o jogo muda favoravelmente aos encarnados com a entrada de Mantorras para o lugar de Karyaka (aos 54'). Aqui a defesa maritimista que antes só tinha de lidar com Nuno Gomes passa a ter mais dificuldades. O Benfica marca por Mantorras de cabeça a concluir cruzamento de Nelson da direita mas o golo foi bem anulado por Paulo Januário, pois Mantorras estava em posição de off-side.

O treinador do Marítimo tenta responder fazendo entrar aos 62' Nilson Sergipano (saiu Marcinho). Uma bola perdida à disposição de Valnei este facilita, Mantorras pressiona fica com a bola e perante Marcos atirou cruzado ao 2º. poste fazendo o seu primeiro golo desta época e dando vantagem aos encarnados, só possível face ao erro clamoroso do defensor maritimista.

Depois do golo o jogo tem uma fase diferente. O Benfica recua, de modo até perturbante, sem capacidade de gerir a bola e contra-atacar quando recuperava a bola e o Marítimo já com mais unidades atacantes (entradas de Komac e Filipe Oliveira) empurrava o Benfica para a área mas sem conseguir jogadas com discernimento e significativo perigo para a baliza de Quim que não fez durante todo o jogo uma defesa (Marcos fez uma). Nesse período destaque para Luisão imperial no jogo aéreo e foi com agrado encarnado que se esgotaram os cinco minutos de compensação.

Arbitragem sem casos de Paulo Paraty, que, porém adoptou um estilo de deixar jogar o que motivou que ficassem por assinalar algumas faltas. Também aos 11' o juiz auxiliar marcou um fora de jogo inexistente a Nuno Assis.

O Benfica fica a seis pontos do comandante Porto a dois do Sporting, estando a cinco do Nacional que hoje perdeu em Lisboa com o Belenenses por 1-0.

Estádio: Estádio dos Barreiros
Árbitros: Paulo Paraty, Aux - João Silva e Paulo Januário

Marítimo: Marcos; Briguel, Van der Gaag, Valnei e Evaldo (Filipe Oliveira aos 75'); Fahel (Komac aos 74'); Mancuso e Wénio; Kanu, Marcinho (Sergipano aos 62') e Manduca.

Benfica: Quim; Alcides, Luisão, Ricardo Rocha e Léo (Anderson aos 90'); Petit e Beto; Nélson, Nuno Assis ( Hélio Roque aos 88'), e Karyaka (Mantorras aos 54'); Nuno Gomes.

Acção Disciplinar:

38' Cartão Amarelo para Ricardo Rocha (Benfica), por falta sobre Kanu. Aos 40' Cartão Amarelo para Van der Gaag, por falta sobre Nuno Assis e ais 55' cartão amarelo para Luisão por falta sobre Kanu.

1 comment:

Anonymous said...

This is very interesting site... »